Edição Atual

v. 1 n. 1 (2025): ARTIGOS, RESUMOS E ANAIS DA ESTÁCIO/UNIJIPA
					Visualizar v. 1 n. 1 (2025): ARTIGOS, RESUMOS E ANAIS DA ESTÁCIO/UNIJIPA

Imagem da capa:

Coletânea de resumos, artigos e anais do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná

Publicado: 2025-10-02

Edição completa

Artigos

ANAIS DE EVENTOS

RESUMOS

Ver Todas as Edições

APRESENTAÇÃO

É com grande satisfação que apresentamos o Volume 1, Número 1, Ano 2025, ISSN 2359-3938, da Revista Saberes da UNIJIPA, periódico científico multidisciplinar que nasce com o propósito de divulgar a produção acadêmica, científica e extensionista desenvolvida no âmbito institucional e em diálogo com a comunidade. Esta primeira edição reflete o compromisso do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná em promover o conhecimento, incentivar a pesquisa e estimular a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Nesta publicação, o leitor encontrará Artigos, que abordam temáticas de relevância científica e social, como a intervenção fisioterapêutica em crianças com lesão do plexo braquial obstétrica, estratégias farmacológicas para a doença de Alzheimer, estudos sobre sepse em unidades de terapia intensiva, análise comparativa de argamassas de cimento Portland e geopolímero, além da assistência de enfermagem no controle de infecções puerperais.

A seção Anais de Eventos reúne Projetos apresentados em jornadas e ações extensionistas, como “Além das Grades: Construindo Pontes Através da Contação de Histórias na APAC” e “Aprender Juntos: ABA, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional como Ferramentas Interdisciplinares de Inclusão Escolar”, evidenciando a importância da integração entre academia e sociedade.

Na seção de Resumos, destacam-se pesquisas e relatos de experiência em diferentes áreas do saber, incluindo o ensino jurídico, a genética forense, a violência simbólica no ambiente escolar, a saúde mental em comunidades terapêuticas, práticas inovadoras no Poder Judiciário, reflexões sobre sustentabilidade amazônica, ações de extensão em comunicação não violenta, grupos terapêuticos com adolescentes, práticas interdisciplinares de inclusão escolar, saúde bucal de filhos de pessoas privadas de liberdade, bem como iniciativas voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças.

A diversidade de temas reunidos neste volume reforça a missão da Revista Saberes da UNIJIPA de ser um espaço aberto, plural e interdisciplinar, voltado à valorização da ciência, da inovação e do compromisso social.

Desejamos a todos uma excelente leitura e que os trabalhos aqui apresentados possam inspirar novas práticas, reflexões e pesquisas.

Os Editores

Claudia Marina Barcasse Moretto Alves

Gabriela Cristina Moretto Alves Eusafa

Júlio Sérgio Camargo

Oscar Francisco Alves Junior