Aprender Juntos: ABA, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional como Ferramentas Interdisciplinares de Inclusão Escolar
Resumo
O projeto Aprender Juntos tem como finalidade promover a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia e outras necessidades educacionais específicas. Fundamentado na integração entre Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Psicomotricidade e Terapia Ocupacional (TO), busca construir ambientes pedagógicos colaborativos que favoreçam tanto o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças atípicas quanto a convivência com seus pares neurotípicos. A proposta apoia-se em evidências científicas que comprovam a eficácia dessas práticas e tem caráter replicável, possibilitando aplicação em diferentes contextos educacionais. Espera-se como resultado a ampliação da inclusão, o fortalecimento da formação docente e a criação de um modelo sustentável de educação inclusiva.