https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-saberes-unijipa/issue/feedREVISTA SABERES DA UNIJIPA2024-03-16T15:22:10-03:00REVISTA SABERES DA UNIJIPAclaudia.alves@estacio.brOpen Journal Systems<p>A Revista Saberes da UNIJIPA, criada com o propósito de ser um veículo de divulgação científica no âmbito de todas as áreas do conhecimento, tem por missão difundir o conhecimento acadêmico desenvolvido na região de Ji-Paraná à toda comunidade científica brasileira e internacional, de maneira que seja viabilizado o registro público do conhecimento e sua preservação, publicados resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científica , disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica e, por fim, agilizar o processo de comunicação científica.</p>https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-saberes-unijipa/article/view/2935ARS-CoV-2, TRATAMENTO E FARMACOTERAPIA: UMA BREVE REVISÃO2024-03-16T15:22:10-03:00Ester Batista de Oliveiraxxxx@gmail.comJeferson de Oliveira Salvixxxx@gmail.com<p>A COVID-19 “descoberta” no final do ano de 2019 possui como agente etiológico um “novo velho conhecido”. Atualmente, não existem medicamentos antivirais com eficácia clínica comprovada, nem vacinas para o tratamento profilático, portanto, o objetivo do presente estudo foi apresentar os aspectos da terapia medicamentosa relacionados às principais substâncias reconhecidamente empregadas em protocolos clínicos para o tratamento da COVID-19. Foram utilizados artigos científicos, disponíveis online nos bancos de dados PubMed, ScienceDirect e SciELO. A estratégia de busca e seleção das informações ocorreu por meio de descritores sem filtro de idiomas, considerando apenas estudos publicados a partir do ano de 2015. Além da terapia de plasma covalescente, os fármacos identificados foram: a Azitromicina, Ivermectina, Hidroxicloroquina, Cloroquina e o Ritonavir em combinação com o Lopinavir. Concluiuse que existem apontamentos científicos positivos para o enfrentamento da pandemia, considerando fármacos conhecidos. No entanto, ressalta-se que os estudos clínicos longitudinais são mais fidedignos para caracterizar todos os aspectos relacionados à farmacoterapia aplicada à SARS-CoV-2.</p>2024-03-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA SABERES DA UNIJIPAhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-saberes-unijipa/article/view/2933GRAVIDEZ E INFECÇÃO POR SARS-CoV-2: O que sabemos até o momento?2024-03-16T15:14:08-03:00Osdete Correa de Carvalhoxxxx@gmail.comJaine Alves da Silvaxxxx@gmail.comLuzia da Silva Lourençoxxxx@gmail.com<p>A infecção causada pelo novo vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, é emergente e de rápida disseminação via contato direto e indireto. Os impactos da doença na gravidez ainda são pouco conhecidos e requerem mais estudos para o total conhecimento das manifestações. Objetivo: O presente artigo objetivou descrever as principais evidências acerca das consequências da COVID-19 em gestantes e em recém-nascidos de mães infectadas pelo vírus. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de um procedimento de revisão bibliográfica, sendo esse de caráter descritivo e com abordagens qualitativas. Os 27 artigos utilizados na pesquisa foram extraídos das bases de dados da Scielo, Pubmed e Lilacs, todos referentes ao ano de 2020. Resultados e conclusão: Estudos efetuados até o momento sugeriram que na maioria das gestantes, a doença se manifestou de forma branda, porém foram registrados óbitos. Grande porcentagem dos recém-nascidos acometidos pela doença apresentaram manifestações leves. Alguns estudos sugerem a infecção de recém-nascidos, entretanto, não afirmam se a transmissão foi transplacentária, durante o parto ou na amamentação. Portanto, a continuidade de incentivos tanto ao parto normal, quanto a amamentação, devem ser interagidas pela equipe de atenção a gestante. O aleitamento materno, ainda sob essas condições, não demonstrou maiores riscos de contágio ao recémnascido. Levando em consideração os seus benefícios, é de fundamental importância a continuidade da prática, desde que se considere os meios de higiene. Contudo, estudos científicos sobre COVID-19 em gestantes ainda é escassa, portanto, estudos aprofundados sobre o assunto deveriam ser estimulados no Brasil e no mundo.</p>2024-03-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA SABERES DA UNIJIPAhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-saberes-unijipa/article/view/2930ATIVISMO JUDICIAL NO CONTEXTO PANDÊMICO E A GARANTIA DE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS2024-03-16T14:31:21-03:00Charlize Cecconxxxx@gmail.comHellen Flávia Freitas da Silva Barbosaxxxx@gmail.comIsrael Azevedo Fabianoxxxx@gmail.comThuany Priscilla Zielinski Nascimentoxxxx@gmail.comWeyne Kerlen Antunes Netoxxxx@gmail.comValdinéia Moretti Andradexxxx@gmail.com<p>O ativismo judicial pode ser compreendido como a postura proativa do magistrado ao interpretar a Lei, dando maior alcance ao dispositivo legal. O objetivo deste estudo é compreender o fenômeno e suas implicações no contexto do Estado Democrático de Direito na atual crise sanitária da COVID -19. Nesse contexto, em que pese a classificação de ativismo judicial sendo uma expressão presente para justificar a atuação incisiva do Poder Judiciário nas práticas políticas do Poder Executivo e na atuação do Poder Legislativo, com a legislação ineficaz em várias áreas, por vezes há que se fazer interpretações extensivas para solucionar a lide, no entanto, esta interpretação deve respeitar princípios e valores constituídos na Carta Magna de 1988. Por se tratar de uma realidade sui generis, foi editada a Lei Federal no 13.979 de 06 de fevereiro de 2020, consubstanciada na Constituição Federal, art. 196, que estabelece o dever de o Estado em promover a saúde a todos os cidadãos, e em se tratando da saúde, a União dispõe as regras a serem seguidas por todos os entes federativos, com isso, demonstra que é função da União esse controle, e ao reconhecer que os entes federados e os municípios têm autonomia para criar suas próprias regras sanitárias para controle da pandemia, a Suprema Corte feriu o preceito da soberania do Estado Federal e com isso, mediante o ativismo judicial, suprimiu vários princípios fundamentais como a liberdade de ir e vir do brasileiro e de livre remuneração.</p>2024-03-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA SABERES DA UNIJIPAhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-saberes-unijipa/article/view/2934A IMPORTÂNCIA DO EXAME FÍSICO E ANAMNESE EM TEMPOS DE COVID-192024-03-16T15:19:01-03:00Emanoela Maria R. de Sousaxxxx@gmail.comAmanda Crivelli da Costaxxxx@gmail.comAmanda Martins Duartexxxx@gmail.comÁvila Duarte dos Santosxxxx@gmail.comCarolina Rodrigues S. Ferreiraxxxx@gmail.comJeniffer Luane P. Antunesxxxx@gmail.comRhaiane Fernandesxxxx@gmail.com<p>A anamnese consiste em resgatar o que está na memória do paciente por meio de uma entrevista. Também é importante o próximo passo que se segue esta técnica, que é o exame físico, onde é possível validar tudo que o paciente relata, deixando a entender a profundidade e gravidade da queixa visando compreender as doenças e comorbidades do paciente. Este artigo tem como objetivo geral evidenciar a importância da anamnese e exame físico em tempos de COVID-19. Como resultado da referida pesquisa, notou-se que o diagnóstico é clínico, por anamnese e exame físico, exame laboratorial confirmatório e exames diferenciais. Este artigo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica. Dentro desta perspectiva, evidencia-se a importância da anamnese e do exame físico para o controle da disseminação da doença, pois uma vez diagnosticado, o paciente é colocado em isolamento domiciliar, evitando a propagação do vírus que ainda não possui tratamento especifico ou vacina.</p>2024-03-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA SABERES DA UNIJIPAhttps://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revista-saberes-unijipa/article/view/2932ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CONTEXTO DA COVID19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIO2024-03-16T14:45:27-03:00Paulo Malicka Musiauxxxx@gmail.comGleidson Paulo Rodrigues Alvesxxxx@gmail.comVânia Costa FerreiraVanuchixxxx@gmail.comFernanda Aguiar Gabrielxxxx@gmail.comWiara Lara Souza e Silvaxxxx@gmail.com<p>O ano de 2020 tem sido precursor de gigantescas transformações, ocasionadas pelo surto pandêmico do Covid - 19. Neste período, vários cenários surgiram e novas possibilidades foram e estão sendo criadas com o intuito de prevenir e proteger a sociedade da contaminação. De uma hora para outra, todo o sistema educacional precisou se reinventar (continuamente) em uma nova dinâmica de ensino e aprendizagem. Os professores depararam-se com a necessidade de arquitetar novas técnicas de trabalho e apropriarem-se de metodologias e ferramentas digitais que, em grande medida, não eram usuais em seu cotidiano escolar, para alcançar o ensino remoto, sua nova realidade. Neste contexto, o ensino de cálculo diferencial e integral, enfrentou grandes desafios para promover condições favoráveis à ocorrência de aprendizagem dentro desse cenário educacional. Assim, foi preciso apropriar-se de ferramentas pedagógicas digitais que fossem eficientes e significativas para o a aprendizagem de Cálculo neste novo contexto. O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância do uso as ferramentas digitais, para dar continuidade ao ensino e a aprendizagem de cálculo, durante a pandemia. Os resultados, demonstram que a utilização de ferramentas digitais se fez essencial para promover o ensino de cálculo, oportunizando aos estudantes, o acesso ao conteúdo (remotamente) fornecendo-lhes condições favoráveis para a construção do conhecimento. Além disso, evidenciam a necessidade de promover a combinação de diferentes ferramentas digitais, para fomentar o ensino e aprendizado remoto. Portanto, neste momento atual, é de suma importância promover condições favoráveis de acesso ao ensino para todos os estudantes.</p>2024-03-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA SABERES DA UNIJIPA