RELATO DE EXPERIÊNCIA “VIOLÊCIA SIMBÓLICA NO AMBIENTE ESCOLAR: AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO COM ALUNOS DO CTMP IV”

Autores

  • Isaac Bastos Côrtes Centro Universitário Estácio UNIJIPA
  • Luis Henrique Ferreira Ortega Centro universitário Estácio UNIJIPA
  • Julio Sérgio Camargo

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a realização de um projeto de extensão voltado à conscientização sobre a violência simbólica no ambiente escolar, desenvolvido no Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV (CTPM IV), na cidade de Ji-Paraná/RO. A temática surgiu a partir da percepção de que muitas práticas cotidianas, ainda que sutis, podem provocar exclusão e sofrimento entre os estudantes, especialmente os neurodivergentes (Bourdieu, 1998). O objetivo do projeto foi promover um olhar crítico sobre essas práticas e conscientizar acerca de atitudes mais respeitosas no contexto educacional. A metodologia do trabalho envolveu três etapas principais: (1) levantamento da problemática por meio da aplicação de questionário aos professores do CTPM IV, a fim de identificar percepções sobre a presença da violência simbólica na escola; (2) levantamento da literatura científica e da legislação relacionada ao tema, utilizando a base de dados Google Acadêmico para embasar teoricamente a proposta; (3) intervenção educativa com alunos da turma do 3º ano C do Ensino Médio, composta por uma apresentação oral sobre o tema e a distribuição de folders informativos produzidos pelos autores. A ação foi finalizada com uma dinâmica interativa utilizando o jogo Kahoot, para verificar o nível de compreensão dos alunos e estimular um maior engajamento. A intervenção foi realizada com autorização da direção escolar e contou com a participação ativa dos alunos. Durante a atividade, foram apresentados conceitos-chave sobre a violência simbólica, suas manifestações no contexto escolar e os prejuízos causados à convivência e ao desenvolvimento educacional. Os folders reforçaram as informações discutidas e proporcionaram material de consulta posterior. O uso do Kahoot como dinâmica ao final contribuiu para a fixação do conteúdo e gerou maior entusiasmo entre os participantes. Como resultados, observou-se que os alunos demonstraram compreensão e interesse pela temática, reconhecendo comportamentos e situações comuns que se enquadram como formas de violência simbólica. A atividade proporcionou um momento de reflexão coletiva sobre respeito, diversidade e acolhimento no ambiente escolar. Por fim, vê-se então a importância de projetos de extensão como ferramenta de transformação social e de fortalecimento da cidadania.

 

Palavras-chave: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. NEURODIVERGENTES. ÂMBITO ESCOLAR. EDUCAÇÃO.

Biografia do Autor

Luis Henrique Ferreira Ortega, Centro universitário Estácio UNIJIPA

Discente do Curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário Estácio UNIJIPA

Julio Sérgio Camargo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA (PPGED/UFPA). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (PPGPSI/UNIR). Licenciado em Pedagogia e Graduado em Gestão Pública. Especialista em Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade UNINA e em Psicologia Educacional e Gestão em Educação a Distância. Atualmente é Orientador Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO e Docente Universitário nos cursos de Psicologia, Direito e Administração do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná/RO.

Publicado

2025-09-28