ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: ANÁLISE DO PAPEL DO ENFERMEIRO E O PROCESSO DE ACOLHIMENTO
Palavras-chave:
atendimento, enfermeiro, urgencia, emergencia, acolhimentoResumo
Frente à situação atual do atendimento às urgências e emergências no cenário nacional nota-se o crescente direcionamento, por parte dos governos, da população às UBS e sua inserção nos programas de atenção à saúde criados. Ao se analisar o quadro, deparamo-nos com certo despreparo profissional acerca de atendimentos emergenciais à coletividade, sobretudo, no controle das portas de entrada dos hospitais a partir de sistematização assistencial concomitante ao órgão regulador de leitos de urgência. Visa a detecção rápida do diagnóstico e o direcionamento das intervenções adequadas às necessidades de caráter emergencial e urgente, haja visto a compatibilidade com este nível de assistência. Embasada a partir da dicotomia entre o binômio teoria/prática, vê-se a necessidade de releitura do processo de trabalho em enfermagem repensando o modelo de préstimo assistencial e a carência de implementação de um Protocolo que normatize e possibilite a prestação de atendimentos primários à situações mediatas ou imediatas nas UBS adotando um plano de Acolhimento com Classificação de Risco. Tratase de uma pesquisa descritiva, exploratória, de análise integrativa de achados científicos relacionados portarias de regulamentação devido a pouca fonte de informações no retrospecto literário sobre o tema. Para a seleção dos artigos foram utilizados os critérios de relação com o tema central, destacando os princípios de Acolhimento, Assistência do Enfermeiro e Classificação por grau de complexidade (riscos).
Dentre eles, foram analisados 27 artigos e 7 portarias de regulamentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.