O PAPEL DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS E ORIENTAÇÕES FRENTE AO PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
Palavras-chave:
Insuficência renal crônica, Cuidados, EnfermeirosResumo
A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais (glomerular, tubular e endócrina). Este estudo objetivou analisar e descrever por meio da literatura os cuidados e orientações do enfermeiro frente ao portador de insuficiência renal crônica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio de consultas dos periódicos indexados nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO e BDENF. Atenderam aos critérios de seleção 17 produções. As evidências mostram que o enfermeiro é o que mais participa espontaneamente no processo que abrange a hemodiálise e a diálise peritoneal, incluindo a atuação do mesmo na resolução de possíveis complicações. Conclui-se que os cuidados e orientações de enfermagem ao
paciente em tratamento hemodialítico são de fundamental importância, tanto nas ações diretamente como as intercorrências e na relação enfermeiro-paciente, onde as orientações promovem a adaptação deste paciente ao novo hábito de vida, por meio do diálogo e da atenção que lhe são dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.