INFLUÊNCIA DO MÉTODO PILATES SOLO NA INCONTINÊNCIA DE URGÊNCIA DUPLA
Palavras-chave:
fisioterapia, Pilates Solo, Urge incontinência e Incontinência AnalResumo
Introdução: A saúde dos músculos do assoalho pélvico é fundamental para manter a integridade, o bom funcionamento e o correto posicionamento dos órgãos pélvicos. A incontinência urinária de urgência caracterizase por um desejo súbito e abrupto de urinar, difícil de ser inibido. Já a urgência fecal refere-se à necessidade de defecar imediatamente, para que assim não ocorra a perda involuntária do conteúdo fecal. A ocorrência simultânea destas é denominada Incontinência Dupla, distúrbio que causa grande impacto sobre a saúde e qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Objetivo: Identificar a influência do método Pilates Solo na força muscular do assoalho pélvico na Incontinência de Urgência Dupla. Método: Participou deste estudo de caso uma mulher de 49
anos, obesa e diabética com diagnóstico clínico de Incontinência Dupla. Foram realizadas 14 sessões com exercícios de Pilates solo. As variáveis avaliadas foram força muscular do assoalho pélvico, a frequência e a quantidade da perda do conteúdo urinário e fecal e qualidade de vida. Para a coleta de dados foram utilizados o Stop Test, o Questionário Internacional de Incontinência Urinária e o Índice de Incontinência Anal de JorgeWexner. Resultados: Observou-se fortalecimento de musculatura do assoalho pélvico, redução da frequência da perda do conteúdo urinário e anal e melhora da qualidade de vida. Conclusão: O método Pilates Solo parece exercer importante influência no fortalecimento do assoalho pélvico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.