Uma experiência terapêutica sobre os efeitos do atendimento em TCC a adolescente com TAG e hipocondria antes e durante a pandemia de Covid-19: relato de Caso
Palavras-chave:
Adolescente; TCC; Ansiedade; Depressão.Resumo
O objetivo do presente estudo foi realizar um relato de caso sobre a experiência terapêutica com a TCC, durante a pandemia de Covid-19, na ansiedade generalizada (TAG), em uma adolescente. Para isso foi acompanhado uma adolescente de 15 anos com transtorno de ansiedade generalizada antes, durante e depois do isolamento social da pandemia de COVID19. As sessões foram caracterizadas por diferentes estratégias terapêuticas dentro da TCC. Como principais resultados observou-se uma contenção dos sintomas fisiológicos de ansiedade, independente do período e condições terapêuticas realizadas (virtual, presencial, individual ou em grupo). Conclui-se que a TCC é uma importante abordagem terapêutica efetiva para aplicação em diferentes contextos, como uma adolescente em vulnerabilidade social no seu processo de desenvolvimento.
Referências
ASBAHR, F. R. & ITO, L. M. Técnicas cognitivo-comportamentais na infância e adolescência. In: Cordioli, A. V., & Grevet, E. H. Psicoterapias: Abordagens Atuais. Artmed Editora, 2018.
ASSUMPÇÃO, A. A.; TEODORO, M.; MALTONI, J.; NEUFELD, C. B. A perspectiva adolescente na teoria cognitiva de Beck. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental – Porto Alegre: Artmed, 2017.
BAKOS, D. S.; FRIEDBERG, R. Atualizações em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes. In: CAMINHA, R.M; CAMINHA M.G; DUTRA, C.A. A prática cognitiva na infância e na adolescência (Orgs) – Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017.
BATISTA, M. A., & OLIVEIRA, S. M. D. S. S. (2005). Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. Psic, 6(2), 43-50. In: NEUFELD, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental – Porto Alegre: Artmed, 2017.
BRASIL. (1990). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm.
COUTINHO, F. C., PEREIRA, A. L. S., RANGÉ, B. P., & NARDI, A. E. Transtorno de ansiedade generalizada. In B. P. Rangé (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: Um diálogo com a psiquiatria. (2ª. ed., pp. 311-324). Porto Alegre: Artmed, 2011.
FRIEDBERG, R. D., & MCCLURE, J. M. (2019). A Prática Clínica da Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes-2. Artmed Editora.
GODOY, J. T. et al. Prevalência de ansiedade em diferentes populações durante a pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa Prevalence of anxiety in different population during the COVID-19 pandemic: an integrative review. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66821-66836, 2021.
JAMES, A. C. et al. Terapia Cognitivo Comportamental para Transtornos de Ansiedade em Crianças e Adolescentes. Base de dados Cochrane de revisões sistemáticas, n. 11, 2020.
JAZAIERI, H.; URRY, H.L.; GROSS, J.J. Distúrbio afetivo e psicopatologia: uma perspectiva de regulação emocional. Journal of Experimental Psychopathology , v. 4, n. 5, pág. 584-599, 2013.
LEAHY, ROBERT L.; TIRCH, DENNIS; NAPOLITANO, LISA A. Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.
LOADES, M.E, CHATBURN, E., HIGSON-SWEENEY, N., REYNOLDS, S., SHAFRAN, R., BRIGDEN, A., LINNEY, C., MCMANUS, MN, BORWICK, C., & CRAWLEY, E. (2020). Revisão Sistemática Rápida: O Impacto do Isolamento Social e da Solidão na Saúde Mental de Crianças e Adolescentes no Contexto da COVID-19. Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, 59 (11), 1218-1239.e3. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.05.009.
LOPES, C. S. et al.: prevalência de transtornos mentais comuns em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, v. 50, 2016.
MACEDO, D. M, PETERSEN, C. S., KOLLER, S. H. Desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico na adolescência e as terapias cognitivas contemporâneas. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. – Porto Alegre: Artmed, 2017.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli .[et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.
MCLAUGHLIN, Katie A.; GARRAD, Megan C.; SOMERVILLE, Leah H. O que se desenvolve durante o desenvolvimento emocional? Uma abordagem de processo componente para identificar fontes de risco de psicopatologia na adolescência. Diálogos em neurociência clínica , 2022.
MENDES, A. I. F.; FERREIRA, I. M. F.; FRIOLI, F. V., DAOLIO, C. C., NEUFELD, C. B. Manejo de Emoções e Estresse. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. – Porto Alegre: Artmed, 2017.
NEUFELD, C. B; MALTONI, J; LONGHINI, L. Z; AMARAL, J. A. G. Estratégias de manejo terapêutico com adolescentes. In: Neufeld, C. B. (Org) Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental Org.– Porto Alegre: Artmed, 2017.
OJHA, R.; SYED, S. Desafios enfrentados por profissionais de saúde mental e pacientes durante a pandemia de coronavírus 2019 devido a barreiras tecnológicas. Intervenções na Internet , v. 21, p. 100330, 2020.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., & FELDMAN, R. D. Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. In D. E. Papalia, & R. D. Feldman, Desenvolvimento humano (12. ed.). Porto Alegre: Artmed, 2013.
SAMPAIO, T. P. A. & BERNIK, M. A. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): Fenomenologia, patogênese e diagnóstico. In: Bernik, M.; Savoia, M.; Lotufo Neto, F. A clínica dos transtornos ansiosos e transtornos relacionados: A experiência do projeto AMBAN. São Paulo: Ed Médica, 1ª edição, 2019.
SAMPAIO, T. P. A.; MARTINS, D. S.; PIMENTA, G. C.; JORGE, R. C. Terapias cognitivo-comportamentais do transtorno de ansiedade generalizada. In: Bernik, M.; Savoia, M.; Lotufo Neto, F. A clínica dos transtornos ansiosos e transtornos relacionados: A experiência do projeto AMBAN. São Paulo: Ed Médica, 1ª edição, 2019.
SANTO, M. A. S. Características de adolescentes com condutas autolesivas e suas redes de apoio: um estudo bioecológico. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2020.
STARCEVIC, V., FALLON, S., UHLENHUTH, EH, & PATHAK, D. (1994). Transtorno de ansiedade generalizada, preocupações com doenças e medos e crenças hipocondríacos. Psicoterapia e psicossomática, 61 (1-2), 93-99.
WEBB, C.A.; ROSSO, I. M.; RAUCH, S. L. Terapia cognitivo-comportamental baseada na Internet para depressão: progresso atual e direções futuras. Revisão de Harvard de psiquiatria, v. 25, n. 3, pág. 114, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fátima Alves de Araújo Mendes da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.