O artesanato como produto turístico no município de Jacarezinho, PR

Estudo de caso no Centro de Capacitação, Produção e Comercialização de Artesanato, CCPC – Arte

Autores/as

  • Márcia Dias Garcia
  • Annie Piazza Benatto

Palabras clave:

Artesanato, Produto turístico, Identidade cultural

Resumen

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso visando abordar o artesanato como produto turístico no município de Jacarezinho, PR, sendo o objetivo desta pesquisa, identificar, nos produtos artesanais realizados pelos artesãos do CCPC – Arte de Jacarezinho, PR, características que expressem a identidade cultural local, ou de possíveis mudanças de estratégias, que visem fortalecer a atividade. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se de três tipos de questionários, com perguntas abertas e fechadas aos visitantes e aos potenciais compradores de artesanato que se encontravam na 16ª Feira Texana de Jacarezinho - FETEXAS, bem como aos instrutores artesãos do Programa “Bairro que Faz” e a uma artesã que tem seu ponto de venda no centro da cidade. Verificou-se que, tanto os visitantes, como os artesãos, concordam que o fato da matéria-prima utilizada ser da região, faz com que o artesanato tenha
características locais. No entanto, é necessário que se fomentem ações para atender às expectativas do turista no município.

RESUMEN
El presente trabajo tratase de un estúdio de caso visando abordar la artesanía como producto turístico en el município de Jacarezinho, PR, siendo el objetivo de esta investigación, identificar, en los productos artesanales realizados por los artesanos del CCPC – Arte de Jacarezinho, características que expresen la identidad cultural local, o de posibles mudanzas de estratégias, que visen fortalecer la actividad. Los instrumentos de recogida de datos constituiranse en três tipos de cuestionários, con preguntas abiertas y cerradas a los visitantes y a los potenciales compradores de artesanía que se encontraban en la 16ª Feria Texana de Jacarezinho- FETEXAS, como también a los instructores artesanos del programa Barrio que Hace, y a una artesana que tiene su punto de venda en el centro de la ciudad. Verificose que, tanto los visitantes, como los artesanos, convienen que el hecho de la matéria prima utilizada ser de la región, hace com que la artesanía tenga características locales. Sin embargo, es necesario que se fomente acciones que busquen
atender a las expectativas del turista en el município.

Palabras - lhave: artesanía; producto turístico; identidad cultural.

 

         

Publicado

2006-03-09

Cómo citar

Dias Garcia, M., & Piazza Benatto, A. (2006). O artesanato como produto turístico no município de Jacarezinho, PR: Estudo de caso no Centro de Capacitação, Produção e Comercialização de Artesanato, CCPC – Arte. Revista Hórus, 3(01), 28–45. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/735

Número

Sección

Artigos