III Jornada Acadêmica I Mostra de Curricularização da Extensão I Simpósio de Saúde Coletiva da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Autores

  • Michelle Moreira Abujamra Fillis Estácio de Sá Ourinhos
  • Ketlen Patrícia de Oliveira
  • Ingrid dos Reis Silva
  • Keila Thays Batista Ocanha
  • Mariane Aparecida Benevenuto Barbosa
  • Isabelle Domingues Barbosa
  • Renata Quenca Bassan Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Palavras-chave:

ANAIS

Resumo

A Jornada Acadêmica, em sua 3ª edição em 2023, foi promovida pelo Comitê de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (CPEI) da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO) e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, extensão e internacionalização envolvendo estudantes da graduação e professores. Destaca-se no primeiro dia, o tema de mobilidade acadêmica, atendendo as orientações da política de internacionalização da ESTÁCIO, de promover ações no sentido de estimular as relações internacionais e intercâmbio do corpo discente, docente e administrativo, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico, cultural e pessoal de todos os envolvidos.

Este ano, além da Jornada Acadêmica, lançamos a I Mostra de Curricularização da Extensão. O evento foi uma divulgação das atividades de extensão universitária previstas na Resolução CNE/CES nº 7, publicada no Diário Oficial da União no dia 19.12.2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014 - 2024.A extensão promove um aprendizado fora da sala de aula, possibilitando o intercâmbio entre saberes populares e acadêmicos. A ideia foi apresentar à comunidade acadêmica, os projetos extensionistas desenvolvidos nas diversas disciplinas da FAESO.

 Nesse sentido, foi demonstrado que a curricularização da extensão se apresenta como um dos principais caminhos para que a aprendizagem significativa aconteça, dentro da qual os estudantes aplicam os conhecimentos na sociedade, no dia a dia, e trazem suas experiências com essa extensão para dentro da instituição de ensino, onde tais experiências devem ser ressignificadas a partir da reflexão sobre elas, mobilizando os aportes científicos que fundamentam a produção do conhecimento. Desta forma, através da Extensão universaliza-se a possibilidade de colocar em prática a teoria acadêmica, intervindo diretamente na comunidade, compreendendo melhor a realidade social local e conhecer novas pessoas.

E por fim, finalizamos com o I Simpósio de Saúde Coletiva, com o propósito de criar um ambiente de discussões da atualidade sobre saúde em tempos desafiadores para o sistema público de saúde, com destaque para o I Painel dos Povos Indígenas e o  papel do psicólogo, que demonstra a importância de reconhecer a história e as violências enfrentadas pelos povos indígenas, valorizando suas diferentes etnias, histórias de vida, crenças e a relação com a terra e a natureza, e denuncia as políticas públicas para povos indígenas negligenciadas ao longo do tempo.

É com muita satisfação que registramos o elevado número de trabalhos apresentados, alcançando 90 trabalhos aprovados, sendo 54 projetos das disciplinas extensionistas e 25 relatos de experiências na comunidade. O conteúdo apresentado a seguir envolve as áreas de Administração e Recursos humanos, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Fisioterapia e Psicologia.

Referências

o

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

Moreira Abujamra Fillis, M., Patrícia de Oliveira, K. ., dos Reis Silva, I., Thays Batista Ocanha, K. ., Aparecida Benevenuto Barbosa, M. ., Domingues Barbosa, I. ., & Quenca Bassan, R. (2023). III Jornada Acadêmica I Mostra de Curricularização da Extensão I Simpósio de Saúde Coletiva da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO). Revista Hórus, 1–111. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/1801

Edição

Seção

Anais de Eventos Científicos da FAESO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)