COMO UMA PRECIFICAÇÃO ERRÔNEA PODE LEVAR AO FRACASSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS
Palavras-chave:
Formação de preço de venda, Marcado varejista, mark-upResumo
O presente artigo pretende discutir sobre a formação de preços no mercado varejista, apresentando às pequenas e médias empresas sugestões na precificação do seu produto. A má aplicação de técnicas de precificação pode estar associada a causas de falência das micro e pequenas empresas varejistas. Estabelecer o correto preço de venda é imprescindível para a sobrevivência das empresas, principalmente nos dias de hoje onde a concorrência é mais acirrada. A formação de preços deve basear-se na soma de todos os insumos envolvidos no processo de produção de bens e serviços, incluindo o custo-oportunidade do capital investido. Um dos métodos de formação de preços mais tradicionais consiste em calcular o custo total unitário do produto e acrescentar uma margem de lucro, gerando o retorno desejável sobre o investimento da empresa (Mark-up). A política de fixação de preços deve levar em consideração vários fatores, tais como: custos, capacidade produtiva, mercado consumidor, concorrentes, fornecedores, produtos similares, retorno desejado, estratégias de mercado, custo e capacidade de financiamento, entre outros. Demonstrar aos gestores quais os custos a serem considerados no processo de formação do preço unitário de um produto, a fim de que se possa identificar possíveis reduções de custos e consequentemente, aumento da lucratividade.
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