EDUCAÇÃO, DIREITO E O SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL
Keywords:
Proteção Social, Constituição Federal, EducaçãoAbstract
O artigo tem como objetivo levantar dados sobre o conceito de proteção social na educação. O Sistema de Proteção Social inicia-se com o trabalho e a previdência restando lacunas no campo da educação que só foram sendo preenchidos após o advento da Constituição de 1988 que possibilitou políticas públicas de inclusão social. A metodologia utilizada foi a legisjurisprudência de Wintgens que permite uma avaliação do sistema normativo brasileiro de proteção e garantia do direito à educação. Trata-se de uma ciência que introduz a racionalidade da legislação, de modo a aferir a sua qualidade. Foi empregada ainda a sistemática de Sthephen Ball (2004) que sugere uma análise crítica sobre os fenômenos, a qual aduz que a tarefa do pesquisador é a do analista que deve
recuperar memórias excluídas e interromper a auto- evidência dos discursos dominantes e encontrar formas de falar a respeito do ato de ensinar fora desses discursos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.