RELAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO COM A OBESIDADE INFANTIL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE WENCESLAU BRAZ – PR
A IMPORTÂNCIA DE MEDIDAS PREVENTIVAS.
Palavras-chave:
Educação fisica escolar, obesidade infantil, prevenção da obesidadeResumo
A obesidade infantil tem aumentado drasticamente e as escolas junto aos professores de educação física, são importantes na promoção de medidas preventivas. Diante disto, este estudo teve como objetivo analisar a forma com que professores de Educação Física de escolas municipais da cidade de Wenceslau Braz – PR, trabalham a obesidade infantil em sua disciplina. A amostra foi composta por sete professores de Educação Física, denominados no trabalho como: professor 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Foi aplicado um questionário semi aberto, abordando o tema “Obesidade Infantil na escola”, criado pelos pesquisadores do estudo, para cada professor. Dos entrevistados, 100% responderam que trabalham o tema obesidade durante as aulas de educação física e que ao mesmo tempo, possuem dificuldade ao trabalhar este assunto, 71% dos professores disseram que alunos acima do peso demonstram
resistência na realização das atividades e 29% disseram não encontrar resistência, sendo que 40% dos alunos não aceitam participar. Como forma de prevenção da obesidade, 71% dos educadores promovem palestras com pais e alunos e 29% estimulam as crianças para praticar exercício físico. Sobre as causas da obesidade, 43% dos professores acreditam ser através da alimentação. A maioria dos entrevistados classificaram a educação física na promoção da saúde dos alunos como muito importante. Pode-se concluir que os professores de educação física já trabalham o tema obesidade infantil, sentem-se responsáveis por aplicarem medidas preventivas, demonstrando o quanto a disciplina, educação física, é importante na promoção da saúde das crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.