Vol. 3 Núm. 1 (2017): TRANSVERSALIDADES DA COMUNICAÇÃO NAS AMAZÔNIAS
No terceiro ano de publicação, a Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia se estabelece como um canal de divulgação e exposição da produção científica na região, apresentando uma diversificada gama de pesquisas em Publicidade e Jornalismo, com metodologias próprias e inovadoras no desenvolvimento teórico, na delimitação dos objetos, na aplicação metodológica, na descrição e análise de resultados.
Os processos de pesquisa, fundamentais para a compreensão das Ciências da Comunicação, estão demonstrados nos textos a seguir, com objetivo de disseminar a experiência da pesquisa científica, do resumo aos apêndices e anexos, para a crítica e análise pelos leitores. Isso porque o objetivo da Puçá é ajudar na construção e divulgação da rede de pesquisas em comunicação sobre a Amazônia, do Pará e da Região Norte como um todo. Indo além, os objetos buscam dialogar com as dinâmicas do local com o global, com os fenômenos de natureza mais abrangente, sejam eles da comunicação, da política, da economia, da cultura ou da educação. Sabemos que a Comunicação perpassa transversalmente essas áreas, e as metodologias utilizadas para dar conta do objeto comunicacional têm que ser complexas e bem estruturadas, por isso demonstradas nesse número que vocês têm acesso a partir de agora.
Entre os objetos, a diversidade prevalece, com aplicações metodológicas provenientes de várias vertentes: na etnografia e na cartografia, pesquisas que vão da análise de cenas musicais à experiência de educação para os nativos digitais em uma escola da região metropolitana de Belém; nas pesquisas aplicadas, análises de mercado sobre o uso de personagens da cultura mundializada e global (os Minions) no processo de decisão de compra, e aplicações do marketing de relacionamento no Facebook para uma rede de supermercados de Belém; nas análises de conteúdo, trabalhos que compreendem o fazer jornalístico desde a linguagem do click bait à mensuração do uso da internet no processo de produção e veiculação do principal telejornal da capital paraense, passando também pelo uso artístico do fotojornalismo, que propõe uma análise além do uso do factual, mas a partir da fotografia como objeto de arte.
A equipe editorial da Puçá: Revista de Comunicação e Cultura da Amazônia espera que a leitura seja agradável e que possamos seguir e contar com cada vez mais colaborações em diferentes abordagens na pesquisa em Comunicação. A revista recebe contribuições em fluxo contínuo, e estamos abertos à participação de toda a comunidade acadêmica que tenha interesse em divulgar pesquisas em Comunicação que tenham a Região Amazônica como locus de trabalho e/ou análise. Uma boa leitura a todos.