CARTOGRAFIAS DE UMA JORNADA MUSICAL:
O suporte da comunicação digital na música independente
Palavras-chave:
bandas independentes, música, mídias sociaisResumo
Este artigo tem como objetivo entender as novas possibilidades da indústria musical para os artistas independentes, avaliando a partir de uma perspectiva etnográfica por meio da vivência que tive com o cenário independente brasileiro. Farei uma cartografia mapeando os caminhos da banda da qual fiz parte em Fortaleza-CE, durante os anos de 2011 a 2015, tendo o intuito de falar sobre as relações com as cenas independentes nordestinas. Também faço observações quanto às novas maneiras de se comunicar e como elas afetam esse mercado, traçando um paralelo entre o período em que estive em atividade e comparando com duas bandas que estão inseridas atualmente no cenário musical, uma paraense e outra cearense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.