HISTÓRIAS DE VIDAS SOBRE INGRESSO E PERMANÊNCIA DAS MULHERES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT DE 2016 A 2019
Mots-clés :
Ensino Superior, Mulheres, Direitos, Contexto histórico e cultural, SuperaçãoRésumé
A luta das mulheres na busca pelo ensino superior faz parte da nossa história de lutas por todos os direitos, que em sua maioria, eram garantidos aos homens. É fundamental para essa análise, buscar compreender quais foram os fatores que levaram a que mulheres, pudessem ter acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Diante disso, a problemática aqui discutida é, como a conquista e permanência da mulher no ensino superior se dá, mesmo ela tendo que dar conta de tantas outras responsabilidades. Considerando que a vida acadêmica requer tempo e grande dedicação das mulheres, para incluir o espaço acadêmico e o doméstico, no qual suas vidas estiveram irremediavelmente ancoradas, implica um tipo de divergências em articular essas duas dimensões, podendo assim ocasionar incompatibilidade para finalizar sua graduação. Após a conclusão do curso, quais são as expectativas dessas mulheres, elas retornarão aos seus afazeres domésticos ou irão buscar uma vaga no mercado de trabalho. Nesse sentido trago o problema para a pesquisa abordando as adversidades encontradas pelas mulheres ao ingressar, manter-se e concluir o ensino superior. O objetivo consiste em: Avaliar as dificuldades que as mulheres encontram desde o ingresso até a conclusão do ensino superior, sem deixarem de exercer seu papel de mães, esposas, trabalhadoras e donas de casa. O estudo foi realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Jane Vanini no município de Cáceres-MT. A princípio foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado para a construção do conhecimento, e, posteriormente para a coleta de dados foi aplicado um questionário a algumas acadêmicas mães, para diagnosticar quais as dificuldades encontradas por elas, bem como suas superações. Ao todo conseguimos que 5 acadêmicas do curso de pedagogia respondessem ao questionário, no qual constavam 8 perguntas sobre sua conduta acadêmica, sua identificação com o curso e quais são os paralelos da vida acadêmica com a pessoal, e como elas conciliam todas as atividades. Também foi perguntado sobre desafios e conquistas obtidos durante a jornada acadêmica. Os principais autores que nos auxiliaram na compreensão dessa problemática foram: Saviani (2008), Perrot (2001), Gil (2007), Bezerra (2012) e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2015), dentre outros.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Saberes da Fapan 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.