HISTÓRIAS DE VIDAS SOBRE INGRESSO E PERMANÊNCIA DAS MULHERES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT DE 2016 A 2019
Keywords:
Ensino Superior, Mulheres, Direitos, Contexto histórico e cultural, SuperaçãoAbstract
A luta das mulheres na busca pelo ensino superior faz parte da nossa história de lutas por todos os direitos, que em sua maioria, eram garantidos aos homens. É fundamental para essa análise, buscar compreender quais foram os fatores que levaram a que mulheres, pudessem ter acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Diante disso, a problemática aqui discutida é, como a conquista e permanência da mulher no ensino superior se dá, mesmo ela tendo que dar conta de tantas outras responsabilidades. Considerando que a vida acadêmica requer tempo e grande dedicação das mulheres, para incluir o espaço acadêmico e o doméstico, no qual suas vidas estiveram irremediavelmente ancoradas, implica um tipo de divergências em articular essas duas dimensões, podendo assim ocasionar incompatibilidade para finalizar sua graduação. Após a conclusão do curso, quais são as expectativas dessas mulheres, elas retornarão aos seus afazeres domésticos ou irão buscar uma vaga no mercado de trabalho. Nesse sentido trago o problema para a pesquisa abordando as adversidades encontradas pelas mulheres ao ingressar, manter-se e concluir o ensino superior. O objetivo consiste em: Avaliar as dificuldades que as mulheres encontram desde o ingresso até a conclusão do ensino superior, sem deixarem de exercer seu papel de mães, esposas, trabalhadoras e donas de casa. O estudo foi realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Jane Vanini no município de Cáceres-MT. A princípio foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado para a construção do conhecimento, e, posteriormente para a coleta de dados foi aplicado um questionário a algumas acadêmicas mães, para diagnosticar quais as dificuldades encontradas por elas, bem como suas superações. Ao todo conseguimos que 5 acadêmicas do curso de pedagogia respondessem ao questionário, no qual constavam 8 perguntas sobre sua conduta acadêmica, sua identificação com o curso e quais são os paralelos da vida acadêmica com a pessoal, e como elas conciliam todas as atividades. Também foi perguntado sobre desafios e conquistas obtidos durante a jornada acadêmica. Os principais autores que nos auxiliaram na compreensão dessa problemática foram: Saviani (2008), Perrot (2001), Gil (2007), Bezerra (2012) e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2015), dentre outros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Saberes da Fapan
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.