PERCEPÇÕES DOS CONCEITOS DE QUALIDADE E GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

Autores/as

  • Álvaro Menezes de Souza Cruz Faculdade Estácio do Pantanal
  • Chrystopher Domingos Pereira Coelho Faculdade Estácio do Pantanal
  • Eduarda Vitória Silva de Arruda Faculdade Estácio do Pantanal
  • Eloara Rocha do Nascimento Faculdade Estácio do Pantanal
  • Franscisco de Magalhães Artiaga Faculdade Estácio do Pantanal
  • Jorge Luiz Lajes Gil Faculdade Estácio do Pantanal
  • Ulisses Carvalho Passini Faculdade Estácio do Pantanal
  • Marcia Elizabeti Machado de Lima Faculdade Estácio do Pantanal

Palabras clave:

Gestão da qualidade total, Empresas, Excelência

Resumen

A Gestão da Qualidade Total em Serviços é uma abordagem para buscar a excelência no atendimento ao cliente. Baseia-se na ideia de que a qualidade do serviço deve ser planejada, controlada e aprimorada em todos os elos da empresa, desde a concepção do serviço até o pós-atendimento. Visa compreender as percepções dos conceitos de qualidade no campo social, com vistas às melhorias na produtividade, garantindo o processo de excelência para o crescimento das empresas e otimizando as rotinas, mantendo o time integrado, aumentando o desempenho das atividades. Aprendemos que a qualidade total ou gestão da qualidade passou a significar um modelo de gestão que busca a eficiência e eficácia organizacional. A gestão da qualidade engloba uma visão macro da existência humana, influenciando modos de pensar e agir, contribuindo diretamente para a produtividade de cada colaborador, reduzindo assim os recursos utilizados na entrega de um serviço ou produto, diminuindo os desperdícios. Com a elaboração do projeto, tivemos a percepção de conceitos, exploramos a importância fundamental desses princípios na organização, com a melhoria nas expectativas dos clientes e garantia de imagens sólidas das empresas no mercado, promovendo mudanças e fazendo diferença internas. Assim, as empresas podem mostrar desenvolvimento na prática, tornando-se um local de trabalho com profissionais mais bem preparados e satisfeitos. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se classifica como pesquisa aplicada com a relação de abordagem do problema que é qualitativa (não conclusiva), com objetivos explorativos e técnicas que se baseiam na coleta de dados com um questionário que será aplicado às empresas.

Publicado

2023-08-02