O MARKETING POLÍTICO

UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA ELEITORAL PARA VEREADOR NA CIDADE DE OURINHOS EM 2004

Autores/as

  • Elizabeth Aparecida Gonçalves da Silva Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP
  • Eliana Alves Fêo Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP

Palabras clave:

Marketing Político, partidos, campanha

Resumen

Resumo: O Marketing de empresas desempenha a função de identificar e atender às necessidades do consumidor através de produtos ou serviços adequados. Em Marketing Político o candidato a um cargo eletivo é considerado um produto. Assim como o primeiro, possui diretrizes que bem utilizadas apóiam o candidato a identificar nos seus eleitores alvo, seus desejos, suas necessidades. Isso possibilita criar ações para o lançamento e sustentação eleitoral. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar uma revisão da literatura de Marketing Político, apontando para as peculiaridades da política eleitoral brasileira. Uma pesquisa foi realizada através de uma entrevista estruturada com três candidatos, escolhidos por razões específicas que concorreram ao cargo de Vereador nas eleições de 2004 na cidade de Ourinhos. O resultado das entrevistas evidencia as características políticas regionais e o desconhecimento das diretrizes do Marketing Político dos candidatos.

Publicado

2006-03-09

Cómo citar

Aparecida Gonçalves da Silva, E., & Alves Fêo, E. (2006). O MARKETING POLÍTICO: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA ELEITORAL PARA VEREADOR NA CIDADE DE OURINHOS EM 2004 . Revista Hórus, 3(01), 183–197. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/724

Número

Sección

Artigos

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