A Utilização do Comércio Eletrônico como Estratégia de Marketing de Varejo
Palavras-chave:
Varejo, Estratégia de marketing e comércio eletrônicoResumo
A necessidade pela busca constante de informações fez os povos se diferenciarem por meio dos conhecimentos que foram adquiridos e pelas características físicas e climáticas dos territórios habitados. Assim, surgiu a Era da Informação, advento que deu origem à Nova Economia, ou seja, à produção de bens de consumo baseada na implementação de tecnologias e na propagação do conhecimento, que fez com que, após a Revolução Industrial, marco crucial para o desenvolvimento da economia mundial, a tecnologia assumisse um papel importante, alterando o relacionamento entre as pessoas, sobretudo, na maneira de fazer negócios. Desta forma, o emprego do comércio eletrônico a partir da Internet, fez com que os varejistas repensassem a forma como gerenciavam e se relacionavam com seus fornecedores, concorrentes, mas, principalmente, clientes e consumidores. Logo, este artigo baseado em referências bibliográficas tem como objetivo analisar a utilização do comércio eletrônico como estratégia de marketing de varejo. Identificando as principais mudanças nas características do mercado brasileiro e conhecendo as mudanças ocasionadas no varejo de alimentos, após a introdução do comércio eletrônico no país, foram ressaltados os aspectos principais que fizeram com que a adesão ou não, a esta estratégia, viesse, ao mesmo tempo, eliminar empresas do mercado, assim como fazer novas empresas surgirem, aproveitando as oportunidades existentes neste processo.
ABSTRACT
The necessity of the constant search for information made people get different through the knowledges that had been acquired and through the physical and climatic characteristics of the habited territories. This way, the Information Age arose, advent that gave the origin of the New Economy, into other words, to the consumer goods production based on the implementation of tecnology and of the propagation of the knowledge, that became, after the Industrial Revolution, the main boundary for the world economy development the tecnology to assume an important role, altering the relationship between people, especially, in the way of making business. This manner, the employment in the electronic market since he Internet, made the retail dealer think about the way that they were managing and relating with their suppliers, competitors, but, mainly, clients and consumers. So, this article, based on bibliography references has the aim of analyzing the use of the electronic market as a retail trade marketing strategy. Identifying the main changes in the brazilian market characteristics and aware of the changes occasioned in the food retail trade, after the introduction of eletronic commerce in the country, the main aspects were mentioned, wich made the adhesion or not, to this strategy, come, at the same time, to eliminate companies from the market, the same way as they made new companies emerge, taking advantages of the opportunities that exist in this process.
Key- words: retail trade; marketing strategy and eletronic commerce
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