INFLUENCIA DA MUSICA SOBRE O RENDIMETO FISICO EM TESTE DE ESFORÇO PROGRESSIVO EM ESTEIRA
Palabras clave:
Musica e performance, Velocidade de limiar, frequencia cardiaca de limiarResumen
A música sempre foi considerada como uma das bases das civilações modernas, servindo de inspiração para ações culturais, políticas e até esportivas. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar a influencia da musica sobre o desempenho físico e psicológico durante um teste de esforço progressivo em esteira. Foram avaliados seis estudantes universitários, todos do sexo masculino, com idade de 20,7 ± 1,5 anos, massa corporal 76,5 Kg, os quais realizaram teste progressivo de esforço para avaliação do teste de esforço
progressivo de Conconi (1982), onde o avaliado inicia o teste com velocidade de 8,0 km/h, e a cada minuto (60“) há um aumento de 0,5 km/h na velocidade do teste, sendo que a freqüência cardíaca é mensurada logo antes cada aumento de velocidade. Foi observada uma melhora nos indicativos de Velocidade de Limiar Anaeróbico do teste com música em relação ao teste sem música (10,33±0,41 e 10,21±0,40 respectivamente), e diminuição na Frequencia Cardíaca de Limiar Anaeróbico (167,2±7,1 para com música e 173,1 ± 9,1 para sem música). Porém, ambos os testes não apresentaram diferença significativa. Concluímos com o presente estudo que a utilização de estímulo musical proporciona aumento da VL1 e da FCL1, porém sem apresentar melhoras significativas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.