TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO PARA OMBRO DOLOROSO EM PACIENTE COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO – ESTUDO DE CASO
Keywords:
Ombro doloroso, Ultrassom Terapêutico, CinesioterapiaAbstract
O ombro doloroso é uma condição frequente em pacientes que sofreram acidente vascular encefálico, ocorrendo no membro superior plégico ou parético. Muitas são as causas, e geralmente associadas, como: a musculatura flácida em consequência da ausência do controle motor e a inatividade do membro na fase inicial do AVE, que pode levar a susceptíveis graus de lesões, como o estiramento de suas estruturas; a imobilização absoluta do membro, que leva à fraqueza e hipotrofia muscular por desuso; contraturas musculares; espasticidade; lesões de partes moles; capsulite adesiva; subluxação e síndrome dolorosa miofascial. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de um protocolo de tratamento fisioterapêutico na recuperação funcional, na algia do ombro doloroso no
membro parético e sua influência na qualidade de vida. Foi realizado um estudo de caso com uma paciente do gênero feminino, 53 anos de idade, com diagnóstico clínico de acidente vascular encefálico e queixa principal de dificuldade de movimentar o membro superior parético e dor no ombro do lado acometido, atendida na Clínica de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos. Os resultados mostraram que o protocolo de tratamento fisioterapêutico, com a aplicação de ultrassom terapêutico e cinesioterapia, para o ombro doloroso pode ser benéfico na diminuição da dor e na melhora funcional, e também pode ter influenciado em uma melhora importante da qualidade de vida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.