A FISIOTERAPIA NOS SINAIS E SINTOMAS DA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)
Resumo
A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso experimental, realizada no período de 25 de maio de 2010 a 29 de junho de 2010, no Consultório de Fisioterapia na cidade de Ourinhos – SP, com uma paciente do sexo feminino, 54 anos e diagnosticada clinicamente com disfunção da articulação temporomandibular (ATM). O objetivo da pesquisa foi analisar a eficácia da fisioterapia no tratamento dos sinais e dos sintomas causados pela disfunção da ATM, que são, principalmente, dor na articulação, estalidos, cefaléia, limitação funcional, dor durante a mastigação, zumbido no ouvido e dor na mandíbula. Realizaram-se 10 sessões com aplicação de técnicas de
relaxamento nos músculos envolvidos, cinesioterapia, manipulação intra-oral, ultra-som e laser. Após a reavaliação fisioterapêutica observou-se diminuição do quadro álgico, aumento da mobilidade articular, ganho de ADM e restabelecimento muscular da região cervical. Contudo, o presente estudo revelou grande importância da fisioterapia no tratamento da disfunção da ATM, embora ainda seja necessária a conscientização de que para um resultado ser ainda mais relevante é fundamental que seja feito um trabalho multi e interdisciplinar de cada paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.