Sobre la revista

A Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia (INSS 2526-4729) é uma revista multidisciplinar, com publicação eletrônica semestral que visa reunir pesquisas sobre temáticas relacionadas ao campo da economia criativa, englobando atividades como design, publicidade, arquitetura, moda, música, cinema, artes visuais, software, entretenimento digital, e muitos outros realizadas na região Amazônica.

A revista Puçá é organizada pelos professores e pesquisadores da Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP) e visa a constituição de uma rede de contatos no Pará e em toda a Amazônia sobre as produções científicas em Jornalismo, Publicidade e outros campos da Comunicação, circulando o conteúdo científico produzido na região, abrangendo as práticas de cultura, de mercado e de pesquisa.

QUALIS CAPES 2017-2020 : B1

Número actual

Vol. 10 Núm. 1 (2024): A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO NA AMAZÔNIA DO SÉCULO XXI
					Ver Vol. 10 Núm. 1 (2024): A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO NA AMAZÔNIA DO SÉCULO XXI

A edição de 2024-1 da nossa Revista Puça, chega com olhares atentos em dois eixos que seguem sendo essenciais para o desenvolvimento sustentável e criativo da região amazônica: a pesquisa focada no território e a economia criativa. Em tempos de profundas transformações socioambientais, a Amazônia continua sendo o palco de importantes estudos que revelam não só a sua biodiversidade, mas também as potencialidades que esta vastidão guarda para a inovação e o empreendedorismo criativo.

Nossas páginas acolhem estudos que exploram a interação entre comunicação e a tecnologia influenciando o papel das comunidades tradicionais , e como a criatividade pode ser um fator impulsionador de novas economias na Amazônia. Neste sentido a economia criativa desponta como um novo caminho de desenvolvimento, agregando valor ao que é produzido localmente e abrindo portas para novas oportunidades de crescimento.

Uma novidade que nos enche de entusiasmo é a estreia da nossa seção de Temas Livres. Esta área permite uma maior pluralidade de abordagens, com artigos que contemplam campos diversos, como psicologia, serviço social e enfermagem, entre outros. Nosso intuito é dar espaço para diferentes vozes e saberes que, somados às pesquisas sobre a Amazônia e a economia criativa, enriquecem o debate acadêmico e ampliam os horizontes de nosso leitor.

Assim, convidamos todos a mergulharem nas páginas desta edição, que reflete a diversidade de pensamentos e práticas que, cada vez mais, fazem da Amazônia e da economia criativa e sustentável um foco de atenção nacional e internacional.

Boa leitura!

Publicado: 2024-08-30

ARTIGOS

TEMA LIVRE

Ver todos los números