OS PETS EM PAUTA

Análise jornalística de matérias produzidas pelo telejornalismo paraense

Autores

  • Andreza SOBRINHO Faculdade Estácio (PA)
  • Ana Karoline BARBOSA Universidade Federal do Pará e Faculdade Estácio

Palavras-chave:

Jornalismo, Valores-notícia, Animais de estimação, Pará

Resumo

Este artigo analisa a representação dos animais domésticos no telejornalismo paraense, comparando as coberturas dos telejornais SBT Pará e Record Belém. A pesquisa busca compreender como esses animais são apresentados nas notícias, identificando critérios editoriais e possíveis impactos sociais dessa abordagem. O estudo utiliza metodologia qualitativa, com análise de conteúdo de reportagens exibidas entre 2024 e 2025, fundamentada nas teorias de Mauro Wolf (2003), Nelson Traquina (2013) e Cremilda Medina (1988; 1982). Os resultados revelaram as diferenças na cobertura jornalística e discutiu o papel da mídia na construção de valores sociais sobre os animais de estimação.

Biografia do Autor

Andreza SOBRINHO, Faculdade Estácio (PA)

Graduanda de Comunicação Social -Jornalismo - Faculdade Estácio.

Ana Karoline BARBOSA, Universidade Federal do Pará e Faculdade Estácio

Publicitária, Professora da Faculdade Estácio do Pará, Especialista em Novas Mídias, Mestra em Ciência da Comunicação (PPGCOM/UFPA). Doutoranda bolsista CAPES em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

SOBRINHO, A., & BARBOSA, A. K. (2025). OS PETS EM PAUTA: Análise jornalística de matérias produzidas pelo telejornalismo paraense. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 192–213. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3930