COP 30 EM MEMES

COMO O HUMOR DIGITAL REFLETE A PREPARAÇÃO PARA O MAIOR EVENTO CLIMÁTICO DO MUNDO EM BELÉM DO PARÁ.

Autores

  • Myckael RIBEIRO Faculdade Estácio (PA)
  • Virginia PATROCÍNIO Faculdade Estácio

Palavras-chave:

Era digital, sustentabilidade, COP 30, Memes

Resumo

Este artigo objetiva analisar os memes contextualizados na preparação da COP30, em Belém do Pará, sob a perspectiva de internautas belenenses, por meio da rede social X, no período de 15 de janeiro a 7 de maio de 2025, buscando compreender como a população enxerga a conferência a partir de suas respectivas realidades e o que está sendo discutido neste momento que antecede o evento.Além disso, este trabalho tem o intuito de desmistificar os memes para além de uma função humorística, tipicamente associada ao ciberespaço, apresentando-os como um recurso narrativo capaz de transmitir e difundir ideias, críticas e pensamentos coletivos no ambiente digital — neste caso, no contexto da COP30 na Amazônia. Para isso, o estudo adotou como aporte teórico os trabalhos de Pierre Lévy, Otacílio Amaral Filho, Raquel Recuero, Robert Kozinets e Laurence Bardin.

Biografia do Autor

Myckael RIBEIRO, Faculdade Estácio (PA)

Graduando de Comunicação Social -Jornalismo - Faculdade Estácio.

Virginia PATROCÍNIO, Faculdade Estácio

Doutoranda em Comunicação pela PUC-Rio, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo. Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

RIBEIRO, M., & PATROCÍNIO, V. . (2025). COP 30 EM MEMES: COMO O HUMOR DIGITAL REFLETE A PREPARAÇÃO PARA O MAIOR EVENTO CLIMÁTICO DO MUNDO EM BELÉM DO PARÁ. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 80–99. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3902