COMO O PERFIL DO INSTAGRAM DA DEFENSORIA PÚBLICA DO PARÁ SE COMUNICA COM AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Palavras-chave:
Comunicação Pública, Defensoria Pública, Violência Doméstica, InstagramResumo
A Comunicação Pública (CP) é um instrumento que exerce um papel estratégico no processo de democratização da informação. No Pará, as mulheres em situação de violência doméstica enfrentam diversas barreiras sociais, como o desconhecimento dos próprios direitos. Este artigo procura compreender de que maneira a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) se utiliza de plataformas digitais como o Instagram para promover a educação em direitos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estudo de caso, investigou as publicações postadas no período de maio de 2024 e abril de 2025 e entrevistou a chefe da seção de redes sociais da Diretoria de comunicação. Conclui-se que ao adotar uma linguagem acessível e humanizada, a DPE-PA busca contribuir com o enfrentamento à violência de gênero, fortalecendo o acesso à informação e a busca por direitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.