O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA SOCIEDADE LÍQUIDA

reflexões sobre a Língua Franca nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Vander Aparecido de Castro Facultad de Ciencias Sociales

Palavras-chave:

Língua Franca. Língua Inglesa. Sociedade Líquida. Ensino Fundamental.

Resumo

A língua inglesa, como língua franca global, assume papel central na comunicação em um contexto social frágil e fluido, onde a abordagem do idioma nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental enfrenta lacunas políticas e pedagógicas. Enquanto a língua é obrigatória a partir do 6º ano, a ausência de diretrizes para as séries iniciais reforça desigualdades e reduz seu potencial intercultural. Nesse sentido, este trabalho analisa como integrar o ensino desse idioma, em sua função desterritorializada, em uma sociedade marcada pela liquidez, onde relações efêmeras e imediatismo desafiam a educação. Por meio de revisão bibliográfica, discute-se a necessidade de adaptar práticas pedagógicas à realidade líquida, propondo estratégias como currículos flexíveis, formação docente intercultural e avaliação formativa. Concluiu-se que o ensino do inglês nos Anos Iniciais pode promover comunicação crítica e inclusiva, desde que articulado a políticas públicas que universalizem seu acesso e priorizem a diversidade linguística. O estudo destaca a educação como espaço de resistência às pressões mercadológicas, reforçando a língua franca como ferramenta de diálogo, e não de dominação.

Biografia do Autor

Vander Aparecido de Castro, Facultad de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciencias de la Educación na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS - PY); Mestre em Science in Emergent Technologies in Education pela Metropolitan University of Science and Technology (MUST - USA); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA; Licenciado em Letras (Port. 2015/ Ingl. 2017), com outras licenciaturas na área de Humanas e Linguagens (Pedagogia, Educação Física e Sociologia); Técnico em Multimeios Didáticos pelo instituto Federal de Educação; Atua como Professor da Educação Básica pertencente aos Quadros do Magistério nos Municípios de Piau-MG e Juiz de Fora - MG; pós-graduado em Psicopedagogia e especialista em Gestão Escolar; Bacharel em Biblioteconomia; possui experiência na área da educação com foco em TDICs e técnicas de ensino, língua estrangeira, gestão escolar e educação comparada

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Castro, V. A. de. (2025). O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA SOCIEDADE LÍQUIDA: reflexões sobre a Língua Franca nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 274–290. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3887