RELATO DE EXPERIÊNCIA - INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS COM DEPENDENTES QUÍMICOS: SOBREVIVER É PRECISO

Autores

  • Vanessa Jovis de Almeida Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Simone Dalbem de Souza Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Roberto Rosa Cabral Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Henrique Yung Delbem Faculdade do Pantanal - Fapan

Palavras-chave:

Dependência química, Psicoterapia em grupo, Terapia cognitivo comportamental

Resumo

Atualmente no cenário brasileiro a Dependência Química é considerada um grave problema de saúde pública, pois é um mal que vem afligindo um número cada vez mais significativo de indivíduos, suas famílias, seus pares e a comunidade (meio social) ao seu redor. O uso de drogas vem aumentando na população em geral, sendo observado cada vez mais cedo entre os jovens, gerando consequências gerais negativas, tais como: o aumento da criminalidade, muitas vezes cometida por sujeitos com a finalidade de quiçá sustentar a própria dependência. O projeto “Intervenções Psicológicas com Dependentes Químicos: Sobreviver é Preciso”, objetivou trabalhar a necessidade da elaboração de procedimentos práticos interventivos no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS na cidade de Cáceres – MT no ano de 2019, o qual apresentou um plano de ação objetivando o manejo adequado ao dependente químico, focando os processos de trabalho com perspectivas de práticas grupais. Observando que o problema acarretado pela dependência química não é somente físico, mental e social, mas um conjunto multidimensional de fatores relevantes que devem ser repensados na prática psicológica, o projeto buscou um trabalho dentro de um grupo já formado na instituição supracitada, com uma nova frente de trabalho tendo como escopo a Terapia em Grupo com Dependentes Químicos na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental e Humanista. O método interventivo proposto no projeto buscou envolver a instituição e o grupo de dependentes químicos com a Psicoterapia Grupal, acolhendo integralmente os sujeitos, propondo escutas ativas em relação à suas queixas, foram disponibilizados materiais psicoeducativos, que durante o processo de intervenção, através de observação e feedback grupal, podemos identificar melhoras significativas e resultados positivos, além de uma conscientização sobre recaídas e a importância da psicoterapia nesse processo. Ressaltamos que a experiência deste projeto foi essencial tanto para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos quanto para a ressignificação social de vida dos indivíduos que participaram voluntariamente dos procedimentos práticos propostos.

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Publicado

2023-07-07