O PAPEL E A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Ludicidade, Jogos, Brincadeiras, Educação infantilResumo
O presente estudo se apresenta mediante a compreensão acerca de uma temática amplamente discutida, mas que apresenta sua importância ainda nos tempos atuais. O estudo visa analisar as interatividades do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil levando em consideração a presença de jogos e brincadeiras no cenário educacional. Neste viés, o objetivo geral desta pesquisa se concentra em despertar nos educadores que atuam na educação infantil a percepção da importância do uso dos jogos e brincadeira, que deve ser entendido como um instrumento facilitador da aprendizagem e tornar o processo de aprendizagem agradável e o espaço da escola como um ambiente bem agradável. Assim, como percurso metodológico, apresentamos uma revisão bibliográfica baseado dos aportes de Munzlinger, Narcizo e Queiroz (2012), Prodanov e Freitas (2013), Lakatos e Marconi (2018) entre outros. Com base em dados recentes, nos respaldamos na análise de pesquisas permeadas por um estudo integrativo que permitiram compreender o atual cenário da inserção dessas práticas no viés das possibilidades e aprendizagens dispostas com o uso do imaginário e as interações lúdicas. Os resultados nos conduziram a concluir que, mediante o ensino do uso de jogos e brincadeiras, ocorre uma interação mais acentuava dos educandos, que trazem para dentro da escola práticas vivenciadas no meio social, a qual, adentram os jogos e brincadeiras, contudo, salientamos que a inserção dos jogos e brincadeiras no contexto educacional deve fugir da recreatividade apenas, e trazer aspectos e objetivos traçados pelos professores de modo a apresentar o ensino e aprendizagem por meio da ludicidade.