RELATO DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA 2022

Autores

  • Ana Carolina Guimarães Faculdade Estácio do Pantanal
  • Marcello Cardena dos Santos Faculdade Estácio do Pantanal
  • Gabrielle Michalczuck Padovan Faculdade Estácio do Pantanal
  • Ednardo Fornanciari Antunes Faculdade Estácio do Pantanal

Palavras-chave:

Monitoria, Métodos de ensino, Anatomia

Resumo

Os programas de monitoria são utilizados como um apoio ao programa de ensino, auxiliando no processo de sanar as dúvidas e déficits que o aluno possa ter em sala de aula. A atividade de monitoria busca promover a cooperação mútua entre os discentes e o docente responsável. Foi realizado estudo descritivo consistindo em relato de experiência da atividade de monitoria voluntária da disciplina Anatomia Humana, ocorrida no ano letivo de 2022 para os cursos de saúde da Faculdade Estácio do Pantanal na cidade de Cáceres-MT, com objetivo de relatar as atividades de monitoria na disciplina Anatomia Humana desenvolvidas durante o ano letivo de 2022. A monitoria em Anatomia é voluntária, sendo ofertada e de responsabilidade do curso de Fisioterapia. O edital de seleção para monitoria voluntária foi lançado em 27/04/2022, com a prova de seleção e entrevista ocorrendo no dia 05/05/2022. Considerando que foram abertas duas vagas e houve três candidatos sendo todos aprovados, foi considerada a oferta da terceira vaga. A monitoria teve início então em 12/05/2022, sendo ofertada às segundas e sextas-feiras no período vespertino e quinta-feira no período matutino. As atividades se encerram em 24/06 e retornaram em 24/08 até 25/11, sendo ofertada às segundas e quartas-feiras no período matutino e sexta-feira no período vespertino. Foram seis horas semanais, duas horas por dia. O programa segue a oferta de conteúdo conforme os planos de ensino da disciplina nos cursos, bem como atende excepcionalmente as necessidades dos alunos. Após a finalização das atividades de monitoria do semestre, podemos refletir sobre a importância da oferta de tais atividades pela instituição de ensino superior, pois fica evidente os benefícios, dentre os quais podemos citar a iniciação à atividade docente e incentivo à carreira acadêmica para o monitor e o incentivo da aprendizagem ativa, onde o aluno é o centro da relação de ensino, e busca para si próprio formas de compreender melhor o conteúdo, integrá-lo e aplicá-lo. Um ponto negativo observado foi que, apesar da divulgação das atividades, a monitoria foi pouco procurada pelos alunos fora das épocas que antecediam as semanas de prova. Apenas 91 alunos foram atendidos no decorrer do período estabelecido, a grande maioria do curso de medicina, o que provavelmente reflete a impossibilidade de comparecimento dos alunos por causa do horário, uma vez que muitos trabalham, bem como, o não interesse em buscar a monitoria. Porém, por ser a primeira oferta das atividades de monitoria após dois anos, consideramos o resultado satisfatório, pois foi possível alcançar o objetivo principal da monitoria, que é o de auxiliar e reforçar o aprendizado acadêmico.

Downloads

Publicado

2023-06-26