EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES
Palavras-chave:
Educação, Inclusão, DireitosResumo
Este artigo tem como finalidade verificar Instituições Educacionais da Rede Pública na zona urbana do município de Cáceres – Mato Grosso para identificar se possuem Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) matriculados e Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que ofereça o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que garantam a inclusão de alunos com necessidades especiais, além de constatar se os professores são qualificados para atender esses alunos. Para a realização deste trabalho foi utilizada pesquisa qualitativa aplicando questionários aos professores da Rede Pública Estadual e Municipal. Os dados coletados foram analisados a luz das contribuições teóricas da Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (1990), Decreto nº. 7.611 (2011), entre outros. O estudo busca contribuir com reflexão acadêmica que possibilite aos educadores repensarem as formas de atendimento de ANEE, inseridos no Ensino Regular.