EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Mots-clés :
Ambiente escolar, Educação Especial, Inclusão, Sala de ApoioRésumé
Nos últimos anos, as discussões sobre a inclusão de alunos com deficiência vêm ganhando uma dimensão política e social. E na intenção de integrar essa discussão, o presente estudo busca abordar as práticas pedagógicas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também verificar parte das discussões sobre a Educação Especial e suas práticas pedagógicas na sala de AEE. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Quanto aos procedimentos, realizamos estudos bibliográficos e documental. Os principais autores que nos auxiliaram enquanto referencial teórico foram: Carvalho (2005), Mantoan (2005), Stainback (1999), entre outros. E por se tratar de uma pesquisa documental foi feita análise do Projeto Político e Pedagógico (PPP) de uma escola urbana, situada no município de Cáceres. Com base nesse referencial podemos afirmar que para a Educação Especial se tornar efetiva, precisamos dispor de redes de apoio que complementem o trabalho do professor. De modo que os alunos aprendam nos seus limites e se o ensino for, de fato, de boa qualidade, o professor levará em conta esses limites e explorará convenientemente as possibilidades de cada um, como modalidade de ensino, ainda está se difundindo no contexto escolar.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Saberes da Fapan 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.