PROBLEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM ADOLESCENTES OBESOS

Auteurs

  • Hilary Hevellin Evangelista Universidade de Rio Verde
  • Thamires Barboza Amaral Universidade de Rio Verde
  • Thaynara Hevellin Evangelista Universidade de Rio Verde
  • Ana Carolina do Prado Universidade Salgado de Oliveira

Mots-clés :

Nutrição do adolescente, Estado nutricional, Estratégias de saúde

Résumé

Introdução: A obesidade, além de ser um problema físico, também se torna um problema psicológico grave para os pacientes. Com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis e estilos de vida pouco saudáveis, é importante desenvolver estratégias de promoção da saúde direcionadas à adolescência. Atualmente, através de vários estudos publicados, nota-se a necessidade de entender o adolescente desde o início de sua vida, observando o meio familiar em que vive, condições sociais e econômicas. O método da problematização como estratégia de educação nutricional pode ser muito eficaz, uma vez que de forma individualizada observa-se a realidade do paciente, sugestões para mudança e melhoria em todo estilo de vida, englobando sua alimentação e assim obtendo soluções plausíveis. Objetivo: Através do método de problematização, construir uma estratégia básica e eficaz de educação nutricional para adolescentes obesos. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de entrevistas com adolescentes, consentida pelos responsáveis, utilizando o método educativo de problematização. Resultados e discussão: Faz-se necessário uma boa relação entre os profissionais da saúde e os adolescentes em cuidados. Assim, juntamente à sua análise específica e coletiva, observa-se resultados com a inserção dos adolescentes nas resoluções de seus problemas alimentares, englobando a família, mais diálogo entre as relações e o entendimento sobre o fato das comidas mais saudáveis fazerem parte da mudança para o lado individual, emocional e social. Conclusões: A problematização é um método educativo que ajuda nos aspectos particulares da história de vida, assim como os determinantes sociais, políticos e culturais, com o objetivo de fazer com que o paciente desse processo descubra-se singular dentro do coletivo. Também contribuiu para o aumento da compreensão das práticas próprias ao comportamento alimentar dos adolescentes, obtendo a reflexão e busca de estratégias para pequenas mudanças no seu cotidiano, modificando assim, seu estilo de vida e a qualidade de sua alimentação.

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Publiée

2023-08-02