O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR
Mots-clés :
Metodologias ativas, Ensino superior, Ensino-aprendizagemRésumé
Compreender como os docentes pensam sobre as metodologias ativas e o seu perfil de ensinagem são relevantes para uma efetiva formação continuada do docente da educação superior, o que, acredita-se, interferirá também no aluno. E as metodologias ativas, pelas possibilidades que favorecem para que se interliguem os conhecimentos teóricos com a realidade, parecem um caminho promissor para tanto. Muitos certamente estão atentos às inovações pedagógicas, sobretudo, referente à tecnologia material e metodologias ativas de ensino, indicando que a abertura dos docentes às metodologias ativas são progressivas e requerem ações de formação continuada docente que incentivem a reflexão e o conhecimento prévio sobre as várias formas de conceber os processos de ensino-aprendizagem pautadas nas metodologias ativas. Há de se levar em conta a formação, o domínio do conteúdo e a experiência do professor, pois o exercício da docência exige a mobilização de saberes da experiência e saberes pedagógicos e científicos um ensino eficiente.