A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA INCLUSÃO DA PESSOA SURDA
Mots-clés :
Inclusão, Libras, Surdos, Alunos, LínguaRésumé
O Presente trabalho aborda a importância da acessibilidade por meio do desenvolvimento da comunicação com o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a inclusão social do surdo, com objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a inclusão dos alunos com deficiência auditiva nos espaços escolares. Com objetivos específicos, buscou-se compreender o que é a Libras e identificar as assistências que auxiliam os surdos. Para isso utilizamos como referencial bibliográfico alguns autores como, Brasil (2008), Golfeld (1997), Mazzota (1996), Mantoan (2003), Perrier (1995) entre outros. Verificou-se a formação específica dos docentes para efetivarem esta inclusão nas classes de ensino regular, bem como se aqueles professores com alunos em processo de inclusão se sentem preparados para a vivência do paradigma de inclusão escolar dentro de uma perspectiva de gestão democrática, o que pressupõe a participação dos sujeitos envolvidos na definição e implementação de políticas. Por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário. A partir da análise dos dados levantados neste trabalho observa-se que para ocorrer uma inclusão com qualidade devem ser implementadas as políticas de inclusão existentes, visando ao pleno desenvolvimento dos alunos surdos ou com deficiência auditiva.