ANEMIA FERROPRIVA COMO CAUSA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Mots-clés :
Anemia ferropriva, Aprendizagem, CrinaçaRésumé
Entre todas as anemias existentes, a anemia por deficiência de ferro é a mais prevalente, principalmente nos países em desenvolvimento e em crianças menores de 5 anos, devido a desnutrição. Pode ser diagnosticada dosando a ferritina, ferro sérico, e pelo exame de hemograma. Na anemia por deficiência de ferro, a produção das células vermelhas diminui, devido as reservas de ferro serem baixas. Além de causar anormalidades hematológicas, a deficiência de ferro também irá comprometer no desenvolvimento do cérebro, causando uma falha no desenvolvimento psicomotor infantil. O objetivo é descobrir o porquê a anemia ferropriva afeta no aprendizado de crianças menores de 5 anos. O estudo trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio de levantamento bibliográfico. Inicialmente foram encontrados 122 artigos, em seguida foi aplicado os critérios de inclusão e exclusão, o que resultou em 19 artigos para leitura, por fim, restou 7 artigos para compor o estudo. A revisão integrativa demonstra que a anemia é o estágio tardio da deficiência de ferro, e quando não tratada, progride para o estágio de anemia ferropriva. A patologia pode acarretar fadiga, diminuição de atenção, brincadeira e motivação, além de ter efeitos na função cognitiva e socioemocional da criança, devido à falta de oxigenação do cérebro pois, o ferro que é um nutriente importante para a realização da eritropoiese, vai estar em falta.