EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DAS DIFICULDADES DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS AO INGRESSAREM NO ENSINO SUPERIORA DISTÂNCIA OCASIONANDO A EVASÃO.

Auteurs

  • Elvys Patrick Ferreira de Oliveira Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Lidiane Melos dos Santos Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Leandro de Almeida Faculdade do Pantanal - Fapan

Résumé

A partir do ano de 2000 a educação brasileira vivenciou uma considerável mudança no que tange ao oferecimento de vagas e cursos superiores, além da distribuição destes cursos pelas diferentes regiões brasileiras. Antes cursos superiores concentrados nas mãos de algumas universidades vinculadas ao governo ou filantrópicas, passaram então a ser ofertados por faculdades com mantenedores com fins lucrativos. Este processo atrelado à necessidade do Brasil em expandir seu ensino superior ocasionou em um “boom” dos cursos superiores e quem mais contribuiu para isso foram os cursos virtuais. Atualmente, mais da metade das matrículas do curso superior de pedagogia são virtuais, em grande medida também há os cursos de administração e serviço social com grande representatividade dos alunos virtuais no cenário nacional. Além disso, é vivenciando momentos que levam a cogitar sobre alguns aspectos sociais, e não se pode deixar de refletir sobre a Educação a Distância, oferecida atualmente.

Téléchargements

Publiée

2023-07-07