EDUCAÇÃO HÍBRIDA: METODOLOGIA ATIVA DA SALA INVERTIDA - FLIPPED CLASSROOM

Auteurs

  • Dirceu Luiz da Silva Siqueira

Mots-clés :

Flipped Classroom, Metodologia Ativa, Ações pedagógicas

Résumé

Nos últimos tempos o formato educacional vem sendo alterado de forma avassaladora, sendo a preocupação maior, o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Nessa circunstância, a pressa de transformar pragmaticamente ações pedagógicas no desenvolvimento de metodologias tornou-se uma constante nas instituições de ensino superior. Desta forma, o presente artigo versa sobre uma nova metodologia ativa de ensino e de aprendizagem tornando irrelevante o formato de aula expositiva. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida – Flipped Classroom, embora muitos não tenham ouvido falar ainda desse processo, é uma das melhores formas de promover o ensino devido sua eficácia. Esse desenho facilita o sistema de aprendizagem em sala de aula, pois o aluno passa a ser o agente principal do processo e o professor deixa de ser o detentor do conhecimento para ser o mediador e orientador, sempre tirando dúvidas, aprofundando e estimulando os debates e discussões. Neste artigo, foram abordados conceitos e definições da sala invertida no intuito de fomentar a metodologia ativa de aprendizagem como sendo construtora de formas estratégicas com a ideia de levar ao máximo a estruturação do conhecimento dos alunos.

Téléchargements

Publiée

2023-07-04