UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES MT SOBRE A OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA ESCOLAR E AS AÇÕES DOS PROFESSORES

Autores/as

  • Juliana Ribeiro Teixeira Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat
  • Suele Aparecida Leite de Sousa Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat

Palabras clave:

Violência escolar, Alunos, Professores, Ações pedagógicas

Resumen

Este trabalho teve por objetivo compreender as ações adotadas pelos professores em relação a violência escolar e analisar a eficácia dessas ações diante da problemática apresentada. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, usando autores como Odália (2004), Leite (2016), Pino (2007), Ruotti (2006) entre outros. Na busca de melhor compreensão sobre o tema, realizamos um estudo de caso em uma escola pública do Município de Cáceres-MT, sendo assim, os participantes da pesquisa foram três professores, para os quais enviamos um questionário por meio de um formulário online. Através das respostas obtidas foi possível identificar sobre a postura do professor diante da violência, as ações pedagógicas adotadas e, conhecer o tipo de violência que a escola pesquisada mais enfrenta. Diante da pesquisa com os professores foi possível ter uma melhor compreensão sobre como os mesmos lidam com a violência na escola e quais são as medidas que o professor utiliza para fazer com que esse tipo de violência diminua ou até mesmo que não ocorra novamente no espaço escolar. As respostas dos professores nos mostraram que os mesmos compreendem o que é a violência, sabem o que devem fazer caso presenciem atos de violência, que o uso do diálogo e ferramentas lúdicas podem auxiliar a trabalhar a temática e que o desenvolvimento de projetos propicia um melhor desenvolvimento e envolvimento dos alunos.

Publicado

2024-09-10