AS ARTES VISUAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Emilaine de Carvalho Naves Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat
  • Maria da Penha Fornanciari Antunes Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat

Palabras clave:

Artes Visuais, Educação Infantil, Importância, Legislação

Resumen

Este trabalho, que teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, procurou abordar as Artes Visuais refletindo sobre sua importância para o desenvolvimento da criança, em especial das crianças pequenas, pois a arte, em suas várias formas de ser trabalhada, permite o contato com a linguagem artística e aprendizagens específicas. As atividades artísticas como a música, o teatro, a dança e as artes visuais, desenvolvem a capacidade de comunicação, atenção, relações sociais, a coordenação como um todo, combate a timidez e outros fatores. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivo reconhecer os caminhos históricos das artes visuais, bem como, destacar os objetivos e as recomendações curriculares em torno das artes visuais na Educação Infantil, conforme estabelecido nas leis brasileiras. Para isso me amparo em documentos como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (4.024/61, 5.692/71, 9.394/96) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs Arte) e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RECNEI). Autores como Proença, (2000), Barbosa (2003), Fusari e Ferraz (2001), me auxiliaram na compreensão da importância que a arte tem e, como muitas vezes ela é pouco valorizada e explorada, sendo utilizada apenas em momentos de lazer na vida da criança. Pude entender, a partir desses estudos, que quando aplicada de forma adequada, a arte proporciona muito mais que um lazer, mas sim grandes mudanças na forma de ensinar e aprender.

Publicado

2024-09-10