VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
Palabras clave:
Violência escolar, Alunos-professores, Ações pedagógicasResumen
Introdução: A violência escolar é um tema que vem sendo pesquisado desde 1950, mas ainda nos leva a querer descobrir mais sobre a temática, isso se deve ao fato de não ter uma causa especifica que gera a violência, orientações sobre medidas a serem tomadas diante da mesma e que faz com que os professores não se sentem preparados para enfrentar essas situações na sala de aula. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo compreender as ações adotadas pelos professores em relação a violência escolar e a sua eficácia diante dessa problemática. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo sobre o tema, usando autores como Odália (2004), Leite (2016), Pino (2007), Ruotti (2006) entre outros. A pesquisa se baseou em um estudo de caso em uma escola de Cáceres-MT, com abordagem qualitativa e para análise dos dados coletados na pesquisa em campo, utilizamos a pesquisa explicativa. Resultados: Através da produção de um formulário online, foi possível coletar dados de 3 professores que trabalham com alunos do ensino fundamental anos inicias, sobre as ações que os mesmos adotam ao se deparar com a violência escolar e sugestão de possíveis ações a serem adotadas. Discussão: Ao realizarmos a pesquisa bibliográfica notasse que definir a palavra violência é difícil devido a suas variadas dimensões, por ela ter vários tipos e poder ocorrer de forma sutil ou explicita, se faz necessário conhecer os tipos de violências para se tomar medidas que auxiliem ao combate da mesma. Infelizmente a violência escolar vem sendo banalizada e ações e projetos que poderiam ser usados para combatê-la não são desenvolvidos as vezes por falta da relação escola-família, estruturas precárias, cortes nos recursos e etc. além disso temos diversos fatores que podem contribuir para que a violência ocorra no espaço escolar. Ao realizar a pesquisa a campo os professores perceberam a violência verbal e física, o abuso e a violência familiar. Para eles as ações a serem adotadas é trabalhar a temática antes que a violência ocorra de forma que o aluno tenha outras opções ao invés de usar a violência para solucionar um problema, caso ainda aconteça recomendam interferir de imediato ao presenciar a violência, conversar com os alunos e sugerem o desenvolvimento de projetos de combate a violência escolar, que seja um canal no qual o aluno se expresse e se sinta valorizado. Conclusão: A violência escolar não acontece devido a um fator especifico, e isso dificultar a ter uma solução para combater a mesma. Mas torna possível fazer alguma sugestão sobre como tratar o tema. O professor deve conversar com seus alunos antes que a violência ocorra, pesquisar sobre o assunto e procurar melhorar a relação escola-família. Uma sugestão mais ousada seria que as universidades oferecessem palestras sobre tema, preparando seus acadêmicos para os estágios curriculares e futuramente como professores, e que a própria escola desenvolvesse um guia sobre a violência escolar, os tipos que ocorrem naquela escola, sugestões de como o professor deve atuar, indicar os projetos que desenvolvem e etc., assim além de preparam melhor os professores, demostra um preocupação da escola com o tema e que valorizam as pessoas que trabalham naquele local.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Saberes da Fapan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.