LIBERDADE E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA DE DANIEL MUNDURUKU

Autores/as

  • Ana Caroliny Oliveira de Araújo Secretaria de Estado de Educação - MT
  • Joémerson de Oliveira Sales Secretaria de Estado de Educação - MT
  • Laleska Fernanda Costa Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palabras clave:

Daniel Munduruku, Educação, Literatura

Resumen

O presente trabalho pretende refletir sobre a relação entre os temas da liberdade e da educação amplamente discutidos na obra Tempo de Histórias (2006), de Daniel Munduruku. Essa pesquisa, por sua vez, parte dos pressupostos de Paulo Freire que compreende a educação como um dispositivo de transformação social, pois quem ensina também passa a aprender e essa perspectiva destaca-se na obra de Munduruku, que leva a classificação de contos indígenas de ensinamentos. Nesse sentido, partimos dos pressupostos do pensamento freiriano para compor nossa crítica à antologia em estudo, destacando o diálogo entre literatura e educação, como também apresentando de forma didática um convite aos educadores para essa literatura que muito tem a nos ensinar.

Publicado

2023-06-26