O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS

Authors

  • Vanusa Aparecida Almeida Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat
  • Luiz Rodrigues Universidade Aberta do Brasil. Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat
  • Maria Cristina Pinheiro da Silva Secretaria Municipal de Educação. Cáceres - MT

Keywords:

Matemática, Ensino fundamental, Aprendizagem

Abstract

Introdução: A importância e a necessidade de se trabalhar a Matemática no Ensino Fundamental, pois com ela consegue-se levar o aluno a um raciocínio lógico e dedutivo, pois esse componente curricular desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Objetivo: Identificar como está sendo trabalhada a matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental, levando em consideração que esse ciclo é a base para a continuidade de um ensino de qualidade. Metodologia: Realizou-se revisão bibliográfica nas bases de dados SciELO, CAPES e google acadêmico, com os descritores ensino fundamental, ensino, matemática, com o intuito de selecionar trabalhos que fossem relevantes para temática. Discussão: Durante a trajetória na vida escolar sempre escutamos alguém falar “eu não gosto de matemática”, mas como não gostar de matemática? E o porquê não gostar? São indagações que muitos profissionais da matemática realizam quando escuta esses questionamentos. Dessa forma a matemática é essencial para a sobrevivência do ser humano, sendo impossível dissociar a matemática de sua vida. Em todos os lugares e seguimentos nos deparamos com a matemática. Por ser uma presença constante, torna-se imprescindível ao aluno conhecer e aprender mais sobre a matemática e assim desmistificá-la. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico do aluno, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Em função disso, com a finalidade de promover uma aprendizagem significativa e alcançar resultados satisfatórios, os educadores devem buscam cada vez mais recursos pedagógicos que tenham a ludicidade. A atividade matemática deve ser entendida como proposta capaz de ativar na criança capacidades amplas de pensar e agir, tendo como objetivo, o saber, o saber fazer e o saber ser. A intervenção do professor nesse processo é indiscutível, pois promove situações de mobilização e ações de interações entre as crianças articulando e levando em conta os conhecimentos de cada aluno, os conteúdos da matemática quando é relacionado a realidade e vivencias das crianças torna maior a compreensão. Conclusão: Percebemos que essa disciplina vem sendo trabalhado sutilmente com outras disciplinas, dando a importância da matemática como ciências. O conhecimento matemático deve ser diretamente ligado a linguagem, a alfabetização e letramento dentro do processo de compreensão e interpretação do conhecimento de outras áreas. No ensino da matemática é preciso motivação da curiosidade da criança para a compreensão da sua realidade e solucionar problemas do seu dia a dia, diante das necessidades cotidianas a escola precisa potencializar a capacidade das crianças.

Published

2024-09-10