A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: UMA QUESTÃO APENAS GRAMATICAL?

Authors

  • Bruna Beatriz Vasconcelos dos Annjos

Keywords:

Gramática, Escrita, Leitura, Gêneros textuais

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise feita no decorrer das aulas de Língua Portuguesa das primeiras turmas do ensino em tempo integral da escola Silvestre Gomes Jardim dos primeiros anos no ano de 2017 e dos segundos anos no ano de 2018. Portanto, essa pesquisa parte das aulas sobre o ensino de gramática, esse que por sua vez não se respaldava apenas no conhecer de regras gramaticais, ou seja, em sua categorização por meio de frases e palavras soltas, mas também em sua contextualização em meio a textos, tendo como abordagem a leitura e a escrita de acordo com diferentes gêneros textuais. Sendo assim, no decorrer das aulas era proposto sempre o trabalho com leituras em grupos e individuais, como também o trabalho com música, pois por meio dela os estudantes conseguiam compreender melhor as questões gramaticais, fora feito também o trabalho com vídeos, paródias e dinâmicas em que demandavam a atenção dos discentes com relação à escrita e seus mecanismos gramaticais. O estudo teve como base a organização pautada nas concepções de Antunes (2007) e Bagno (2004). No decorrer das aulas de Língua Portuguesa nos primeiros anos foi percebido por meio das primeiras avaliações que mais de 50% das salas possuíam dificuldade em compreender a gramática da língua portuguesa, uma vez que a contextualização dela era feita somente de forma separada, contudo ao conhecer melhor o perfil das turmas pode-se pensar em um ensino de gramática, juntamente com a leitura e escrita. Assim, ao se depararem com a transmissão de conhecimento feito dessa maneira os estudantes foram levados a perceber que a língua e a gramática são capazes de caminhar juntas, uma vez que, eles são levados a entenderem o motivo pelo qual ambas são ensinadas, como também a sua importância para a leitura e escrita dentro e fora de sua formação. Assim, ao chegarem ao segundo ano com essas concepções os discentes puderam compreender que a gramática não se dá apenas isoladamente, mas que ela é encontrada em meio aos textos sobre suas diversas escritas, sejam elas feitas por meio de um poema, um artigo de opinião e até mesmo uma redação e isso também foi possível por meio da autonomia e protagonismo compreendidos, pois esses são pilares essenciais para um aprendizado de excelência de acordo com a metodologia abordada na escola plena. Assim, diante de todos os expostos, é preciso ressaltar que com o acompanhamento das turmas houve um aumento com relação à aprendizagem da gramática e com isso pode-se ressaltar que 80% dos estudantes obtiveram melhoria no quesito gramática, pois compreendem os mecanismos desta para uma boa escrita.

Published

2023-07-04