EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES

Autores

  • Aline Cezário Coutinho Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Cristiane Tenuta Cabral Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Fernada Silva de Oliveira Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Mônica de Paula Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Rodrigo do Espírito Santo Barbosa Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Thaysa do Espírito Santo Rosa Faculdade do Pantanal - Fapan
  • Rodrigo Barreto Vila Faculdade do Pantanal - Fapan

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Direitos

Resumo

Este artigo tem como finalidade verificar Instituições Educacionais da Rede Pública na zona urbana do município de Cáceres – Mato Grosso para identificar se possuem Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) matriculados e Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que ofereça o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que garantam a inclusão de alunos com necessidades especiais, além de constatar se os professores são qualificados para atender esses alunos. Para a realização deste trabalho foi utilizada pesquisa qualitativa aplicando questionários aos professores da Rede Pública Estadual e Municipal. Os dados coletados foram analisados a luz das contribuições teóricas da Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (1990), Decreto nº. 7.611 (2011), entre outros. O estudo busca contribuir com reflexão acadêmica que possibilite aos educadores repensarem as formas de atendimento de ANEE, inseridos no Ensino Regular.

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Publicado

2023-07-07