PSICANÁLISE, LITERATURA E CINEMA: DEBATES E REFLEXÕES PROMOVIDOS POR UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA ADOLESCENTES
Palabras clave:
Psicologia; Psicanálise; Literatura; Extensão; Adolescentes.Resumen
É fundamental destacar a relevância da Psicanálise, desde seu surgimento, para pensar o entendimento das questões psíquicas, e também sobre o pensamento coletivo, associado a questões morais, sociais e culturais. Por isso, o presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o projeto de extensão “Psicanálise, Literatura e Cinema”, que atuou articulando o ensino, a pesquisa e a prática, contando com a participação de 15 universitários do curso de Psicologia. Este foi executado sob a promoção de reflexões entre os adolescentes de uma escola estadual de São Paulo, de maneira a ampliar o acesso à cultura, literatura e cinema. Assim, os graduandos realizaram encontros quinzenais na escola, e utilizaram como ferramentas metodológicas: dinâmicas, desenhos e atividades de escrita. Ademais, foram levados materiais relacionados ao campo da literatura e cinema (poemas; trechos de livros; filmes; episódios de séries); para que fosse possível promover debates com os alunos sobre temáticas sociais e contemporâneas. Ao final do primeiro semestre da vivência foi possível perceber um desenvolvimento satisfatório na maioria dos participantes, ao considerar que o vínculo de confiança fortaleceu-se, e o senso crítico em relação a temas importantes passou a progredir. Assim, mesmo com os impasses na experiência, ela apresentou eficiência no meio escolar, em virtude dos alunos ampliarem sua visão para o social, bem como para problemáticas como racismo e preconceitos. Além disso, as ações também contribuíram para os universitários, produzindo aprendizados sobre a prática, o manejo de grupos em instituições escolares e o trabalho de escuta com adolescentes.
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