ROTATIVIDADE DE PESSOAL
ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Palabras clave:
Rotatividade, Serviços, TerceirizaçãoResumen
O artigo tem por finalidade apresentar um importante evento que se faz presente no cotidiano das organizações e que por diversas vezes não recebe a devida atenção dos gestores: a rotatividade de pessoas no âmbito empresarial. Se não acompanhada, ela pode gerarprejuízos por conta dos altosenvolvidos na substituição dos postos de trabalho, como custosde recrutamento e seleção, contratação, integração, além do quesito qualidade do serviço que pode ser influenciada neste período de substituição. Para elaboração do estudo, além da revisão da literatura condizente com o problema abordado, foram utilizados dados fornecidos por uma empresa que atua na prestação de serviços no interior do estado de São Paulo. O estudo forneceu, em contrapartida, informações
relevantes para a empresa sobre os motivos dos desligamentos dos colaboradores. Ao final foi possível concluir que, a razão da alta rotatividade está relacionada com questões de ordem externa, ou seja, referente à expansão ou redução dos negócios, que envolve a abertura e encerramento de frentes de trabalho; e também com o relacionamento cliente/colaborador.
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