SUSTENTABILIDADE COM FOCO NOS NEGÓCIOS

UM DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS EMPRESAS

Authors

  • Gerliane Santos Faculdade de Sergipe - FaSE
  • Marcelo Pereira Souza Faculdade de Sergipe - FaSe
  • Maria Tereza Ettinger Oliveira Universidade Federal da Paraiba - UFPB
  • Hortência de Abreu Gonçalves Universidade Federal de Sergipe - UFS

Keywords:

Meio ambiente, Sustentabilidade, Novos negócios, Diferencial Competitivo

Abstract

Por séculos, o meio ambiente atuou como vítima em face às ações da humanidade e as conseqüências caóticas desses atos ganharam espaço no contexto socioeconômico atual. O planeta parece abalado diante das explorações crescentes ao longo dos anos, em meio a tantos desequilíbrios ambientais, demonstra-se insaciável o desejo de agressão movido pela iniciativa individual do homem. Nesse momento o mundo se sensibiliza para tentar reverter e/ou amenizar o impacto provocado pelo atrito entre: homem versus natureza. O contexto sugere um novo modelo de vida: a sustentabilidade, apoiada pela conscientização de uma população preocupada com as transformações que exigem nova postura do homem perante o planeta. A sustentabilidade propõe mudança na relação com a
natureza e na busca do equilíbrio entre as partes envolvidas. A partir dessas perspectivas as empresas vêm desempenhando papeis importantes dentro do contexto de mudanças, com a criação de negócios que atendem um público ávido por uma nova atitude no modo de produção e consumo, visando uma estabilidade para o presente e o futuro das gerações. As organizações que pretendem se manter ativas no mercado precisam conquistar o seu público-alvo, enquadrando-se na gestão verde, passando a se utilizar da prestação de serviços ecologicamente correto, tendo além de tudo um diferencial competitivo que a distancie dos demais concorrentes, vislumbrando a aderência dos dois tipos de lucros possíveis: o social e o financeiro.

Published

2022-04-04

How to Cite

Santos, G., Pereira Souza, M., Tereza Ettinger Oliveira, M., & de Abreu Gonçalves, H. (2022). SUSTENTABILIDADE COM FOCO NOS NEGÓCIOS: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS EMPRESAS. Revista Hórus, 6(01), 69–76. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/991

Issue

Section

Artigos