ROTATIVIDADE DE PESSOAL
ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Keywords:
Rotatividade, Serviços, TerceirizaçãoAbstract
O artigo tem por finalidade apresentar um importante evento que se faz presente no cotidiano das organizações e que por diversas vezes não recebe a devida atenção dos gestores: a rotatividade de pessoas no âmbito empresarial. Se não acompanhada, ela pode gerarprejuízos por conta dos altosenvolvidos na substituição dos postos de trabalho, como custosde recrutamento e seleção, contratação, integração, além do quesito qualidade do serviço que pode ser influenciada neste período de substituição. Para elaboração do estudo, além da revisão da literatura condizente com o problema abordado, foram utilizados dados fornecidos por uma empresa que atua na prestação de serviços no interior do estado de São Paulo. O estudo forneceu, em contrapartida, informações
relevantes para a empresa sobre os motivos dos desligamentos dos colaboradores. Ao final foi possível concluir que, a razão da alta rotatividade está relacionada com questões de ordem externa, ou seja, referente à expansão ou redução dos negócios, que envolve a abertura e encerramento de frentes de trabalho; e também com o relacionamento cliente/colaborador.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.